Estatísticas

27.12.10

Natal, comilanças em exagero numa casa portuguesa (com certeza!)

São Paulo, 27 de dezembro de 2010. O natal passou e meu Deus, como eu comi! Acho que o natal é o dia do ano em que mais como. Natal tem sabor de gula, de exagero. Na minha casa pelo menos.

Na minha casa as pessoas chegam dia 24, lá pelas 18 hs. Alguns saem depois da meia noite e voltam lá pelas 11hs do dia 25, pra ficar pro almoço. A maioria fica direto e minha casa se torna um grande albergue. O fato é que desde que as pessoas começam a chegar, todos começamos a comer e tenho a sensação de que só paramos no café da manhã do dia 26. Esse ano, dia 26 foi domingo, então só paramos pouco antes do almoço, quando meus pais, tios e primos foram juntos continuar a comilança na casa do meu tio Zeca, pois dia 26 é aniversário dele. Eu não fui. Preferi ficar em casa sozinha, curtindo minha ressaca gastronômica, praticamente passando mal e evitando mais abusos alimentares.

É engraçado, depois de toda a agitação e casa cheia do natal, o momento em que me vejo sozinha, assim que todos saem. É um misto de solidão e alívio. Adoro toda a bagunça, todas as pessoas e toda a festa, mas quando me vejo sozinha depois de 2 dias de agitação, respiro fundo e penso: "Enfim só!". Acho que estou ficando velha.

Deus me livre de um natal diferente! Deus me livre mesmo! Costumo achar que o natal da minha casa é o melhor natal do mundo! Amo cada pessoa e cada momento. É um grande reencontro e um evento único no ano. Outro igual, só depois de 1 ano (a balança agradece! heheheheheh)

Natal rima com bacalhau!

Natal na minha casa começa dia 24 cedinho, quando levanto (no caso desse ano, quando chego em casa! rsrsrs) e já sinto o cheirinho do bacalhau sendo preparado pela minha mãe. O alho no azeite, toda a bagunça para fazer a arrumação. Meu pai arrumando o quintal, nervoso, xingando tudo porque ele não sabe fazer nada sem xingar. Mas é incrível como eu sei que ele curte tudo isso, acho que talvez seja o que mais curta.
Num dado momento ele resolve colocar um cd de músicas natalinas. Quando eu era criança, era um disco de vinil com cânticos em coro. Esse ano a coisa se modernizou e ele colocou um cd de pagode natalino! rsrsrrss.

Aí as pessoas começam a chegar e a ajudar a arrumação, a montar a mesa no quintal, a montar as bandejas de bacalhau, cerveja na geladeira, arroz, etc, etc, etc. De repente minha casa se enche de sons e nos últimos 10 anos, sons de crianças correndo, gritando, rindo, brincando! Tão bom!!!! Cada vez mais! As crianças vão se renovando e ultimamente cada ano é um bebê novo pra conhecer nosso natal. A árvore cheia de pacotes coloridos.

Na hora da ceia, todos se reunem em volta da mesa, minha mãe puxa o pai nosso, agradece as coisas boas da nossa vida, a presença de todos e finalmente atacamos o bacalhau. Depois vem o bolo gelado da Antonieta, a sobremesa da ceia.

Meia noite nos reunimos na sala. Minha mãe dá o menino Jesus nas mãos das crianças mais novas (esse ano foi a Laurinha e a Cecília) e os Reis Magos ficaram com: Lucas, Léo e Pedro. Cantamos Noite Feliz enquanto as crianças completavam o Presépio. Depois nos abraçamos e desejamos a todos Feliz Natal. Aí vem a loucura da troca de presentes.

Sim. É uma NOITE FELIZ!

Na manhã seguinte, acordamos com as crianças fazendo a maior bagunça. Aí recomeça a comilança. As pessoas que tinham ido embora, começam a chegar. Para o almoço, temos a famosa Roupa Velha, feita das sobras de bacalhau. - Eu por mim comia só roupa velha, inclusive na ceia dia 24. Incrível como as sobras são mais gostosas que no dia anterior. Isso porque a Dona Elisa (vulgo mamãe) pica todo o bacalhau que tiver sobrado e doura ele em uma frigideirona levemente untada com azeite! Até eu que não sou muito fã de bacalhau, como que me lambuzo!!! E depois da roupa velha, vem o tão esperado sorvete de natal da Antonieta. O sorvete mais gostoso de todo o universo. Acho até que de todos os universos! rsrsrsrrs. Esperamos o ano inteiro por esse sorvete! É bom demais!!!

Esse ano, fizemos ainda, um bingo beneficente, pra ajudar um lar onde um padre cuida de 5 deficientes, entre 25 e 45 anos. Adultos que dependem como crianças dos cuidados de alguém.

O bingo foi só entre a gente mesmo, mas foi uma bagunça e nos divertimos a beça. Achamos tão legal que provavelmente vamos incorporar a todos os nossos natais, uma maneira de dar um verdadeiro sentido de natal ao nosso natal.

Aí ontem, como eu disse lá em cima, ressaca de natal o dia inteiro. Assisti 3 filmes: Dorm - O espírito; Refém do espírito e Maldição. Achava que seria a sessão filme de terror, mas o primeiro filme (Dorm - O espírito) embora exista o espírito, é um filme Tailandês sobre a amizade. O fillme é lindo! Super recomendo!
O segundo filme (Refém do Espírito) é bem legal também. Força um pouquinho no final, mas curti e o terceiro achei realmente muito bom! Juro que não dormi nem por um segundo em nenhum dos 3 filmes! Fato praticamente inédito! Aliás, que sorte! Quais as possibilidades de uma pessoa selecionar 3 filmes com esses nomes e se dar tão bem assim??? rsrsrrs.
Ontem também, a Eli me ligou. A Eli, minha xará, estudou teatro comigo no Willian Shakespeare em 1997 (nossa! Quanto tempo!!!) E embora quase não nos vejamos e nos falemos pouco, somos muito amigas, daquelas que se querem muito bem, pra sempre, sabe? Foi muito bom falar com ela! Saudades mesmo! Acho que vamos nos ver dia 29! Tomara!!!

E hoje, segunda feira dia 27 de dezembro de 2010, cá estou eu, trabalhando numa preguiça que só Deus sabe.

Bom dia a todos! =D

1 comment:

Daniele Jácome said...

Amei o seu natal amiga. Muito lindo o seu relato. Sonho com um natal como o seu, cheio de gratidão a Deus- e como eu tenho a agradecer!!! A oração, a entrega do menino Jesus. Que coisa linda. Voce tem sorte por viver o verdadeiro Natal.
Sempre lembro da sua familia com esse simbolismo, tao belo e tao essencial. A roupa velha da tua mae eu ja comi - deliiicia inesquecivel!!!Voces merecem toda a felicidade do Mundo!
Beijos
Dani