Estatísticas

16.5.11

Pobres porém limpinhos

Faz tempo que não posto né?

Vida louca.

Enfim... Hoje vim pensar alto sobre toda essa barulhada a respeito do metrô Higienópolis. O bairro tem nome de limpeza né? E pelo visto eles pretendem continuar "limpinhos".

Muito triste essa visão de que pobre é sujo. Essa elite com medo de que pobreza pegue. Não pega. Pelo menos ñ assim, por respirar o mesmo ar.

Essa coisa de não querer o metrô pra não facilitar o acesso de gente pobre ao mundo deles é ridícula. O fato de morarem em um bairro, não dá a eles o direito de decidir quem passe ou não por lá. E que coisa feia esse preconceito, essa segregação por classe social e nível financeiro.

Elite mal educada e pedante. Queria ver o que seria do rico se não fosse o pobre, afinal, é o pobre que permite que o rico tenha luxos. É a pobre que lava e passa as calcinhas da madame. É o pobre que produz tudo o que consomem. Ou eles acham que as coisas simplesmente aparecem quando eles mostram o dinheiro?

Triste mesmo saber que uma parte da população ainda pensa assim.

Por outro lado, eu tenho razões mais práticas, óbvias e muito mais simples para que não seja construída a linha de metrô no bairro. E elas são: Consolação, Marechal Deodoro, Barra Funda e Santa Cecília. Com tanto metrô rodeando o bairro, qual a razão em se colocar mais um?

Sugiro Vila Olímpia e Berrini. Me facilitariam a vida! Aliás, a minha e a de muita gente!

Agora queria entender por que essa "gente diferenciada" não grita por um motivo mais real, um que faça mesmo a diferença? Por que não gritam por esperarem 3hs pra serem atendidos em hospitais públicos, por esperarem quase 1hr para pegarem um ônibus lotado, sendo esmagados durante horas no trânsito e ainda terem que pagar R$ 3.00 pra ter essa porcaria de serviço? Por que não gritam pra reclamar que o governo aumenta as estações do metrô, mas não colocam mais trens circulando, fazendo com que o serviço que sempre foi ultra eficiente, hoje chegue a ser vergonhoso?

Semana passada demorei 25 minutos entre as linhas Imigrantes e V. Prudente. São 4 estações. Não tem trânsito. Nada justifica essa demora! Se eu estivesse na linha azul, durante esse mesmo espaço de tempo, já teria chegado da Saúde até Santana, sem exageros! Isso é um absurdo, um abuso! Mas ninguém grita. Fico eu, gritando sozinha, por todos os espaços que me permitem falar.

Churrascão da gente diferenciada. Bacana. Mas o que está sendo reivindicado mesmo nesse protesto? É um protesto contra o governo, pra que construam uma estação de metrô onde já existem 4? É um protesto contra os moradores do bairro, que tem medo de gente pobre? Nesse caso, a provocação é válida. Só me pergunto se as pessoas que participaram eram mesmo as "diferenciadas" ou se era uma manifestação de jovens que tomaram as dores dos pobres. Não que isso faça perder a validade do ato, até porque, solidariedade é sempre bem vinda. Mas também me pergunto se foi realmente uma manifestação contra o preconceito aos pobres, ou só um tema pra uma bagunça a mais, como um flash mob, onde as pessoas se reunem em torno de um tema por algumas horas, só pra se divertir...

Não fui ao churrascão, até porque, fiquei sabendo depois. Não posso dizer o que rolou. Me parece até que foi muito legal. Realmente fez barulho. Só me questiono por que as pessoas não se dão conta do quanto somos fortes, como povo unido, e não nos mobilizamos para lutar por algo que realmente seja necessário.

bjs a todos e até o próximo post.
Liz

1 comment:

Pitty said...

Na minha opnião, os moradores de Higienopolis se expressaram mal, foram preconceiuosos e isso não se discute. Concordo q deveria ser dicutido a real necessidade de um metrô onde já existem 4, e ai sim ser feita uma manifestação pra ampliar a rede de metrô.
Qnto as pessoas q fizeram o "churrascão", pra mim são um bando de babacas, da elite, que resolveram xingar mto no twitter e facebook, longe de onde estão as tais "pessoas diferenciadas", pra fazer farra mesmo! O mesmo tipo de gnt q fez farra no Orkut pra votar no Tiririca como forma de protesto! Ou seja...totalmente estúpido e inválido! Não vi ninguém de nenhum movimento social nesse protesto, pq era totalmente infundado e mal organizado...o cara q organizou disse em entrevista: sei q não vai dar em nada! Provando que estavam lá só pela zueira, pela farra...saindo de lá, voltariam para os seus aptos confortáveis na região, iriam pra suas baladas tomas 200 reais de whisky importado e no dia seguinte esquecem de dar Bom Dia a sua empregada doméstica... Juventude q quer ser engajada e não sabe como é patético!!!