Estatísticas

2.3.17

Precisamos falar sobre modelos Plus Size.

Há uns 10 anos eu vestia calça tamanho 44. Na época eu até era considerada "gordinha" mas encontrava roupas pra mim em qualquer loja comum, para gente "normal", porque eu era uma gorda dentro do padrão de normalidade deles, uma gorda tamanho G.

Quem decide o que é normal?

A moda gente. A moda decide quer a gente goste ou não. Eles decidem e a gente convive com isso independente de concordar. E esse texto é uma crítica à isso.

Enfim, na época eu encontrava calças até o tamanho 46 (G) em qualquer loja comum, e pessoas que usassem acima disso teriam que caçar uma loja que trabalhasse com "modelagem especial" (ou seja, acima do 48 - GG pra cima.).

Só que de uns tempos pra cá, esse pessoal do mundo da moda descobriu que gente gorda também usa roupa e gente gorda também gosta de roupa bonita, gosta de se sentir bonito e bem vestido, essas coisas óbvias que ninguém precisaria dizer mas que ninguém tinha percebido até então.
Pois bem, depois de descobrirem isso e modelos plus size passarem a ter uma certa evidência, resolveram modificar o significado da palavra plus size.

Se antes a gente encontrava roupas a partir do número 46/48, a partir do momento que o mundo da moda resolveu nos contemplar, plus size passou a atender pessoas a partir da numeração 42.
42 minha gente! Sim M! Pessoas que até então estavam dentro do padrão médio de normalidade deles!

E por quê? Porque o mundo da moda detesta gente gorda e não admite na passarela e editoriais de moda, mulheres tamanho 46/48 pra cima!

Aí a gente que começava a se sentir representada quando via uma modelo plus size, volta a se sentir horrível, porque as modelos gordas tem a cintura do tamanho da nossa coxa! Isso é ridículo!

Ah mas pessoas com cintura maior que 60cm não podem ser consideradas modelos tradicionais.
E daí???? Por causa disso uma cintura tamanho 70 vai representar uma mulher gorda? Qual é? Se existe um tamanho máximo de cintura pra modelos magras, deveriam exigir uma cintura de no mínimo 85cm pra ser modelo plus size!!! E olha que 85 cm ainda não é gorda, principalmente em mulheres altas, mas é aquele tamanho onde a gente começa a ter dificuldade em uma loja "comum". Barriga devia ser obrigatório. Mulher gorda tem barriga e a roupa tem que ficar linda em nossas lindas barrigas!

Hoje eu uso manequim 48. Quer dizer, depende da loja, porque esse é outro problema. Falta padronagem de tamanho, então posso entrar numa loja e pedir uma calça 48 e ela não passar no quadril, e na mesma loja posso provar um modelo 44 e fechar lindamente. As duas numerações extremamente erradas, isso tudo é ridículo e só contribuí mais pro problema de auto estima de muitas mulheres que se sentem inadequadas.

Hoje conheci o Instagram da modelo "plus size" Iskra. Ela não é brasileira (nem vi de onde ela é) mas principalmente, ela não é plus size.  Ela é linda, não estou de maneira nenhuma  questionando a aparência dela, mas o caso é que ela não tem nada de gorda e isso é um insulto a nossa inteligência! Trazer meninas com costela e saboneteira aparecendo para o mundo "plus size" é  um desserviço à todo o mundo.

Meninas magras (e mulheres) podem passar a sofrer transtorno alimentar por se identificarem com elas e não quererem ser "gordas".

Meninas (e mulheres) gordas podem odiar (ainda mais) a sua aparência, pois se comparam com outra "gorda" e se sentem novamente fora dos padrões, Até mesmo para gorda.

Eu costumo brincar que sou Queen Size. Assim mesmo, como o colchão, bem larga e aconchegante. Mas é uma brincadeira minha que já me resolvi faz tempo com a minha aparência e ela não me oprime mais. Só que eu enxergo a importância dessa identificação e acho mesmo que muito da minha auto aceitação tem a ver com passar a enxergar mulheres gordas lindas. Meu pinterest por exemplo me oferece roupas plus size e vejo mulheres incríveis sempre que passeio por lá, tanto que as vezes me choco quando vejo modelos muito magras... Meus olhos se desacostumaram à isso.

Enfim, Iskra não é uma mulher tamanho 36, ela realmente não tem corpo de manequim de passarela, ela tem coxa, tem bunda, tem peito, tem curvas. Isso não faz dela plus size. Fosse assim, Sheila Carvalho era Plus Size nos anos 90, mas ninguém ousava chamá-la de gorda.